A Área Metropolitana do Porto será palco de 17 concertos gratuitos em locais históricos, como parte da 6ª edição do festival “Sons no Património”, de 2 de Setembro a 4 de Novembro.
A 6ª edição do “Sons no Património” está marcada para decorrer na Área Metropolitana do Porto, com concertos de Sensible Soccers, Manel Cruz, B Fachada e outros, em 17 locais únicos, de 2 de Setembro a 4 de Novembro, segundo um comunicado de imprensa recebido.
A iniciativa, promovida pela Área Metropolitana do Porto, visa celebrar a riqueza e a diversidade do património cultural da região, com entrada livre em todos os eventos. Locais como uma queijaria, uma ponte, um mosteiro e uma igreja serão palcos de uma “viagem sonora” que presta homenagem à arquitetura, artes e memória dos antepassados da comunidade.
O Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, descreveu o ciclo de concertos como uma “marca metropolitana incontornável” e um “sinónimo de momentos de fruição irrepetíveis para quem reside e visita o território”, conforme consta no comunicado.
A programação inclui diferentes géneros musicais, desde a música instrumental ao indie rock, pop, fado e música tradicional portuguesa, e arranca a 2 de Setembro em Vale de Cambra, com actuações até Novembro, em locais como Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Valongo.
O projecto também enfatiza a democratização do acesso à cultura e ao património cultural, em linha com a recente aprovação da Carta Metropolitana para a Cultura 2023-2028, segundo o comunicado.
Para informações adicionais e acompanhamento da programação, é possível seguir o festival nas redes sociais da AMP e do MATER 17, conforme indicado na fonte de informação.