A Empresa Municipal Porto Ambiente (EMAP), a LIPOR e o Município do Porto, homenagearam o Exército português com o Certificado “Coração Verde”, reconhecendo as práticas sustentáveis adotadas no Quartel de Santo Ovídeo e na Messe Militar das Antas. A colaboração resultou no encaminhamento de aproximadamente 100 toneladas de resíduos para reciclagem em 2022, conforme um comunicado de imprensa divulgado ontem.
A parceria entre a LIPOR, o Município do Porto, a EMAP e as instalações militares, estabelecida em maio de 2022, teve como principal objetivo a promoção e otimização da gestão de resíduos e a adoção crescente de práticas ambientalmente sustentáveis, segundo o mesmo comunicado.
Graças ao trabalho conjunto com estes parceiros, e à formação e sensibilização dirigida aos militares, foi possível incorporar estas boas práticas, o que resultou no encaminhamento de cerca de 100 toneladas de resíduos para reciclagem no ano passado, conforme as informações fornecidas pela LIPOR.
Hoje, o esforço e compromisso dos envolvidos neste desafio foram valorizados com a entrega do Certificado Coração Verde. Este reconhecimento, segundo o Município do Porto, se estende aos mais de 200 militares que incorporam a preservação do ambiente na sua agenda diária.
Segundo o comunicado de imprensa, a atribuição desta certificação assinala o início de um percurso que continuará com o acompanhamento regular da equipa técnica, com o objetivo de garantir a manutenção das boas práticas e a renovação desta certificação.