As celebrações do Dia da Marinha, que ocorrem no Porto de 18 a 21 de maio e que incluem mais de 30 eventos abertos a toda a população, começam nesta segunda-feira, no rio Douro, com a chegada e atracação, junto ao Cais da Ribeira, do histórico Navio Escola Sagres, por volta das 12h30. A população poderá visitar gratuitamente a embarcação pertencente à marinha portuguesa a partir de quinta-feira, dia 18.
O “Sagres” sairá do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões às 9h30. Uma viagem de aproximadamente três horas, entrando pela barra do Douro (na Foz), por volta das 11h30, com destino ao Cais da Ribeira, onde atracará às 12h30 e estará aberto a visitas da população a partir de quinta-feira, dia 18 de maio.
Com o objetivo de promover a ligação dos portuenses com o mar e daqueles que visitam a cidade nestes dias, a presença do Navio da República Portuguesa (NRP) Sagres é, por si só, motivo de interesse e gera grandes expectativas. Dependendo das marés e do caudal do rio Douro, outras embarcações, como a Fragata D. Francisco de Almeida, o Navio Patrulha Oceânico Sines e a Lancha de Fiscalização Rio Minho, chegarão ao Porto até quarta-feira, dia 17, véspera do início oficial das celebrações.
Os navios estarão abertos ao público durante os dias do evento, no período da manhã, das 10h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. A entrada para as visitas será feita nos locais de atracação das embarcações, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega.
O centro das atividades integradas na programação oficial do Dia da Marinha desenvolve-se entre a Ribeira e a Alfândega, onde ao longo dos quatro dias do evento será possível visitar navios, realizar batismos de mar, aproveitar para fazer escalada e mergulho, utilizar a realidade virtual para comandar um navio, entre outras atrações.
No dia 19, sexta-feira, a Banda da Armada subirá ao palco com Miguel Guedes para um concerto no Parque da Alfândega, de entrada livre, às 21h30. O programa das celebrações culmina no domingo, dia 21, com todas as atenções voltadas para a cerimónia militar, que contará com a participação de cerca de 500 militares em um desfile na Rua Nova da Alfândega, a partir das 12 horas.
História da emblemática embarcação
De acordo com informações da marinha, o Navio Escola Sagres é o mais condecorado e o único a ostentar condecorações estrangeiras em seu estandarte nacional. Estreou-se nas regatas internacionais em 1964, naquela que também foi a primeira regata transatlântica dos grandes veleiros.