A equipa do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, no distrito do Porto, resgatou do mar mais de 40 banhistas nos últimos 15 dias, revelou na quarta-feira, dia 19 de abril, a vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos.
Apesar da época balnear ainda não ter arrancado de forma oficial, Marta Laranja Pontes mencionou, citada pela CNN, que os mais de 40 salvamentos aconteceram na praia de Matosinhos, a mais procurada e frequentada do concelho. “Não devem ir ao mar porque, apesar de estar sol e calor, o mar é de inverno”, deixou o aviso.
Recorde-se que no dia 17 de abril, um jovem de 17 anos morreu na praia de Matosinhos e outros seis foram resgatados pela mesma equipa de salvamento balnear.
Mesmo sendo as praias de Matosinhos e Leça da Palmeira as mais frequentadas, Marta Laranja Pontes, citada pelo mesmo órgão de comunicação social, destaca que a equipa de salvamento percorre e vigia todas as outras, recordando que o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos vigora durante o ano todo, e não apenas durante a época balnear, desde 2008.
“A equipa é composta por oito nadadores salvadores, duas moto 4, uma moto de água para intervenção rápida e duas `pickup´ adaptadas para salvamento balnear”, especificou.
Para terminar, a vereadora diz que juntamente com a Autoridade Marítima procura garantir melhores condições de segurança nas praias do concelho, nomeadamente naquelas onde existe a presença habitual de surfistas e onde não existe tanta regular.