No dia 5 de abril de 2023, o Ministério da Saúde (MS) concedeu Medalhas de Ouro de Serviços Distintos a Joana Bettencourt e Teresa Alves Fernandes, técnicas superiores da Direção-Geral da Saúde (DGS). A cerimônia ocorreu no Infarmed, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.
Joana Bettencourt, Técnica Superior do Programa Nacional de Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH, foi elogiada pelo Ministro da Saúde por sua “energia e dedicação à luta contra o VIH” e pelo papel na mobilização das organizações comunitárias. Manuel Pizarro enfatizou que “o envolvimento das pessoas é determinante” para o sucesso desses programas.
Teresa Alves Fernandes, Técnica Superior Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, foi reconhecida pela “dedicação ao Programa Nacional de Vacinação – um dos nossos maiores sucessos – e, nos últimos anos, pelo empenho na vacinação da COVID-19, em que Portugal e os portugueses se superaram com distinção”, afirmou Pizarro.
A homenagem ocorreu durante a sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que teve como tema “Saúde para Todos”, escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em comemoração ao seu 75º aniversário.
As Medalhas de Ouro de Serviços Distintos são concedidas pelo Ministério da Saúde a pessoas que praticaram atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência, ou que prestaram serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social.