O grupo português Salvador Caetano e o fabricante suíço de equipamento ferroviário Stadler assinaram na quarta-feira, dia 5 de abril, um acordo para a construção de uma fábrica de comboios em Ovar, no distrito de Aveiro.
A este projeto industrial conjunto para o fabrico de comboios vai juntar-se a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.
“O principal objetivo do futuro investimento é a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a Comboios de Portugal (CP) lançou em 2021”, refere um comunicado conjunto da Salvador Caetano e da Stadler.
As empresas salientam estar unidas “por uma visão empresarial orientada para a qualidade, excelência, inovação e sustentabilidade”.
A parceria argumenta que esta é a “melhor perspetiva a longo prazo” para atingir os objetivos de descarbonização estabelecidos pela União Europeia.
“O acordo vai dar um impulso considerável à indústria ferroviária portuguesa, que atualmente não dispõe de nenhuma fábrica de comboios, acelerando a participação de empresas portuguesas no fornecimento de componentes de outros setores industriais”, detalha a parceria.
“Estou convencido que a aliança com uma das mais importantes empresas em Portugal melhora substancialmente a nossa proposta para o fornecimento de novos comboios à CP”, defendeu o presidente da Stadler, Peter Spuhler, considerando que a parceria é “um grande passo para revitalizar a indústria ferroviária portuguesa”.
Por sua vez, para o presidente executivo da Salvador Caetano, Miguel Ramos, esta é “uma oportunidade para o grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária” no país.