A nova rotunda na zona de Santo Ovídio, em Gaia, vai originar uma futura avenida até ao mar, revelou a autarquia gaiense no dia 17 de março.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia sempre teve a intenção de estender o centro da cidade para sul de forma a que o acesso à orla marítima seja mais fácil e rápido, contudo, desde o início que a barreira formada pela A1 era um obstáculo à concretização deste plano.
Entretanto, as circunstâncias foram alteradas e a autarquia gaiense decidiu avançar com a obra de reformulação do nó de Santo Ovídio, aproveitando as intervenções em curso na zona, como a construção da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto até Vila d’Este.
Desta forma, está a decorrer a bom ritmo a obra de reformulação do nó de Santo Ovídio, que passará pela construção de uma nova rotunda norte. A empreitada tem o valor de 2,2 milhões de euros, e visa a “remodelação da metade norte deste nó, assim como a substituição da ligação provisória entre a rotunda sul e a rua Laborim de Baixo, dando início à futura avenida até ao mar”, revelou a autarquia gaiense.
Com esta nova rotunda, a Câmara Municipal de Gaia vai permitir o acesso à Ponte da Arrábida, evitando o acesso automóvel à atual rotunda de Santo Ovídio. Por outro lado, este será o primeiro troço da avenida até ao mar, com uma nova saída para Laborim de Baixo.
“A conclusão da empreitada de reformulação do nó de Santo Ovídio está prevista para fevereiro de 2024. No entanto, uma vez que a execução da obra está prevista por fases, estas estão diretamente interligadas com o túnel de Santo Ovídio e, por isso, articuladas com a reabertura do túnel”, disse a Câmara de Gaia a questões da Lusa.