A Academia da Associação de Futebol do Porto (AFP) vai nascer na Avenida da Cidade de Xangai, na zona da Prelada, em Ramalde. O anúncio foi feito na terça-feira, dia 14 de março, pela autarquia portuense.
A estrutura será composta por três campos de futebol de onze (dois sintéticos e um relvado), um para o futebol de praia e outro para segmentos específicos, como o treino de guarda-redes, balneários, armazéns e zonas de logística.
O pontapé de saída foi dado com a escritura de cedência de um terreno, pertencente ao Município do Porto. A cerimónia contou com a presença da vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, e do presidente da AF Porto, José Neves.
“Esta será uma infraestrutura de excelência que vai nascer na cidade”, assinalou a autarca. Futuramente, na Academia irão decorrer a formação de atletas, árbitros e agentes desportivos, contribuindo para melhorar a prática desportiva dos munícipes do Porto.
Ainda assim, a autarquia revelou que o equipamento estará disponível para a comunidade envolvente, salientando que “vai ser possível que todos usufruam de condições ideais para a prática do desporto, com cuidado especial na saúde, no bem-estar e no acompanhamento de todos”.
Para garantir a saúde e o bem-estar de todos, a Academia vai ter um espaço dedicado a consultas de nutrição e à reabilitação física, com técnicos especializados ao serviço dos atletas, assim como um local dedicado ao acompanhamento psicológico.
Serão ainda realizadas atividades para pessoas com deficiências, físicas ou psicológicas; o fomento da atividade física e a socialização da população sénior; e ainda a defesa da igualdade de género pela promoção da prática desportiva junto do público feminino.
“Esta academia terá uma componente desportiva e de logística que servirá a cidade, o concelho e o distrito, uma vez que podemos dizer que ali vamos criar um jardim aberto a todos, onde as pessoas se sintam bem e que conjugue o desporto, o social e o lazer”, frisou José Neves, presidente da AF Porto.
O presidente da AF Porto adiantou que a adjudicação da obra deverá acontecer “no verão”. “A Câmara tem que, obrigatoriamente, consultar várias entidades para que seja aprovado e nós aguardamos para que, de seguida, possamos lançar o concurso público para a obra”, sublinhou José Neves.
A expectativa é que, daqui a dois anos, a nova Academia de Futebol do Porto seja uma realidade.