No dia 15 de março celebra-se Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Nessa data, a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) divulgou alguns dados de caracterização dos consumidores e do consumo em Portugal.
Entre março de 2022 e fevereiro de 2023, o número pagamentos aumentou em 30% face ao período homólogo, sendo que o valor médio por compra foi de 36,2€, semelhante ao registado anteriormente.
O crescimento decorreu, sobretudo, nos pagamentos online (+46%), em comparação com os pagamentos em lojas físicas (+27%). Em relação ao método de pagamento no online preferido pelos consumidores portugueses, o maior destaque foi o MB WAY, que registou um crescimento superior a 90% em número.
Dentro do MB WAY, a operação “Pagamentos Autorizados” registou um crescimento de 138% nos primeiros 2 meses em que esteve disponível. Esta nova funcionalidade, dedicada aos pagamentos online, permite pagar de forma mais simples nos comerciantes em que os utilizadores têm subscrições de serviços (como assinaturas de media, utilities, etc.) ou em que fazem pagamentos com elevada frequência.
A informação disponibilizada pelo SIBS demonstra que existiu um forte crescimento ao longo do território nacional ao nível dos pagamentos online, tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses sido em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4).
Fora das grandes cidades, a região de Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%) e Coimbra (+56%), também registaram um aumento significativo quanto aos pagamentos online, parecendo indicar a tendência na convergência desta adoção.