O serviço nacional de saúde do Reino Unido vai fornecer, de forma gratuita, cerca de 10 mil vacinas que ajudam na perda de peso.
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública. Com o passar dos anos, o número de casos de obesidade tem avançado de forma drástica. Em 1975, estimava-se que 105 milhões de pessoas tinham excesso de peso. Agora, a Federação Mundial de Obesidade estima que até 2035 cerca de 51 por cento da população mundial — aproximadamente 4 mil milhões de pessoas — será afetada pela doença.
Em maio de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que “epidemia de obesidade” que afeta a Europa, onde 59% adultos são obesos, estava a piorar cada vez mais e pediu aos governos que adotassem medidas para reverter a situação.
É nessa sequência que surge a medida do serviço nacional de saúde do Reino Unido, que vai fornecer gratuitamente 10 mil vacinas para ajudar pessoas que sofram de obesidade.
Os estudos clínicos mostram que este medicamente pode levar a que os doentes reduzam o peso em mais de 10 por cento, caso mantenham um estilo de vida saudável, contudo, este fármaco apenas pode ser usado por doentes que sofram de hipertensão arterial ou doenças do foro cardiovascular, adjacentes à obesidade.
A vacinação começará dentro de três meses e o fármaco será administrado semanalmente. O tratamento poderá demorar até dois anos.