O ano de 2023 marca o centenário do Parque de Serralves. Para assinalar a data, a fundação preparou um programa especial.
A Fundação de Serralves anunciou, na apresentação da programação dos “100 Anos do Parque”, um projeto de recolha de memórias e testemunhos para celebrar a data. Para este momento de celebração do centenário, a Fundação apela ao envolvimento dos seus visitantes, através da partilha de fotografias e histórias.
Para os dias 3, 17 e 30 de março, serão realizados diversos encontros com vários convidados para participar em conversas coletivas.
Nos dias 21 e 22 de abril, o Parque abrirá as suas portas para os Dias da Memória, num dia em que a fundação convida as pessoas a partilhar as suas recordações, memórias, fotografias e outros objetos, apresentando testemunhos em áudio e em vídeo.
O programa inclui entrevistas com responsáveis pelas políticas e gestão do Parque e da Fundação Serralves, frequentadores, visitantes e outros protagonistas. A 25 de maio, serão apresentadas publicamente as entrevistas realizadas, devidamente indexadas e classificadas.
O Parque de Serralves, um projeto do arquiteto Jacques Gréber nos anos 30 do século XX e composto por uma área de 18 hectares, é uma referência no património da paisagem em Portugal.