O Município de Gaia inaugurou a exposição «Diz Não à Violência no Namoro», que ficará patente no Centro Cívico até ao dia 28 de fevereiro.
A exposição, inaugurada em pleno Dia de São Valentim (14 de fevereiro), conta com a exposição de várias imagens de um projeto de combate à violência no namoro que englobou 183 participantes e percorreu cinco escolas do concelho.
Ainda no mesmo dia de São Valentim, o Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia (ISLA) recebeu uma conferência que contou com a apresentação dos resultados do projeto bem como as intervenções de Mariana Saraiva, Criminóloga da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e Larissa Gonzalez, Psicóloga da APAV.
Durante as várias sessões realizadas no âmbito deste projeto, iniciado a 25 de outubro do ano passado, os jovens foram alertados e sensibilizados para a importância das relações saudáveis. Para este projeto, foi também realizada uma recolha de contributos para combater os perigos da violência no namoro.
Segundo Elísio Pinto, vereador da Câmara Municipal de Gaia, “é nossa intenção contribuir de forma permanente para o combate a este flagelo, trabalhando as diferentes juventudes para que possam ter relações equilibradas ao longo da sua vida. Seja como for não é um trabalho de momento e alusivo à data: de forma regular, visitámos as escolas e fazemos ações de sensibilização. Todos os cuidados são poucos”.
Depois do dia 28 de fevereiro, a exposição vai continuar a circular por outros concelhos, num roteiro que vai incluir locais emblemáticos e também escolas.
“Entendemos que os jovens devem ser os líderes e os principais protagonistas dos seus projetos. E acreditamos na lógica preventiva como pilar de coesão social e salvaguarda de constrangimentos futuros. É com particular orgulho que verifico que as diferentes juventudes de Gaia são sensíveis a todas as demais gerações. Em Gaia, a intergeracionalidade é uma efetiva realidade”, salientou Elísio Pinto.