A Altice, a NOS e a Vodafone e vão atualizar os preços dos serviços até 7,8%, em linha com o Índice de Preços do Consumidor anual de 2022.
A Altice Portugal, dona da Meo, foi o primeiro operador a revelar as novas condições a aplicar a partir do início do próximo mês. Os serviços vão aumentar entre um a sete euros mensais (inclui IVA a 23%).
Entre os clientes móveis pós-pagos da Meo, para quem paga 28,99 euros/mês por 250 megabytes (MB) de dados móveis, 500 minutos em chamadas e 500 mensagens (SMS) – o tarifário mais em conta -, a partir de fevereiro passará a pagar 29,99 euros.
Também a NOS vai subir os preços dos serviços a partir de 1 de fevereiro, mas, ao contrário da Meo, ainda não foram revelados os valores concretos das atualizações. A Vodafone, por sua vez, vai aplicar novos preços a partir de 1 de março, começando a comunicar as novas condições no final deste mês.
Para a Deco – Associação de Defesa do Consumidor, a Altice, a NOS e a Vodafone estão a encarecer os serviços “de forma pouco transparente e de legalidade duvidosa”, apresentando queixa junto da Anacom.
A Altice e a NOS comunicaram primeiro que os preços iam subir até 7,8% nos respetivos sites. Só depois é que surgiram comunicações por e-mail, SMS ou fatura. A Vodafone fê-lo na última semana, contudo, “nenhuma delas” comunicou devidamente o “valor [concreto] desse aumento e o preço futuro a pagar por cada cliente”, defendeu a Deco.