Roberto Martínez, técnico espanhol de 49 anos, é o novo selecionador nacional. O contrato foi assinado esta segunda-feira, e tem a duração de três anos e meio.
Depois de Fernando Santos ter deixado o cargo de selecionador nacional, ao fim de 8 anos ao serviço da seleção das Quinas, está encontrado o seu novo sucessor.
Roberto Martínez, técnico de espanhol de 49 anos, irá orientar a seleção portuguesa até, pelo menos, 2026. Enquanto treinador de clubes, Roberto venceu uma League One ao serviço do Swansea City e uma FA Cup ao servço do Wigan Athletic. Ao serviço da Bélgica, seleção que representou até ao desfecho deste Mundial, o técnico espanhol não conquistou nada, mas manteve a seleção belga no topo do Ranking da FIFA durante 4 anos.
Nas primeiras declarações, Martínez prometeu “uma equipa de ataque, que não perca a competitividade”. Uma das grandes interrogações em relação às opções do técnico, que passou os últimos seis anos a treinar a seleção da Bélgica, é que mexidas fará no plantel e se Cristiano Ronaldo, atualmente no Al-Nassr, irá ser uma opção válida.
O primeiro teste de Roberto Martínez será a 23 de março, na receção ao Liechtenstein, já a contar para a Qualificação para o Euro 2024. No seu grupo, Portugal terá de defrontar também o Luxemburgo, a Bósnia e Herzegovina, a Islândia e a Eslováquia.