Um tribunal russo condenou um homem a 12 anos e meio de prisão por “traição”, após alegadamente ter fornecido à Ucrânia informações secretas sobre a infraestrutura de transporte da Rússia.
O Serviço Federal de Segurança (FSB) indicou que o condenado é Viacheslav Mamukov, residente na cidade russa de Khabarovsk. De acordo com o artigo 275 do Código Penal Russo, o homem é considerado culpado de traição.
O FSB disse que Mamukov “teve acesso a informações que correspondiam a segredos de Estado devido à natureza das suas atividades e manteve uma intenção mercenária ao contactar representantes dos serviços especiais ucranianos por conta própria através da Internet para os oferecer em troca de dinheiro”.
Assim, o FSB sublinhou que esta informação “poderia ser utilizada em detrimento da segurança da Rússia”, antes de acrescentar que os dados contêm “segredos de Estado e comerciais que afetam objetos de infraestruturas de transporte”.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus, de acordo com os mais recentes dados da ONU.