Após 46 anos e cerca de 20 milhões de unidades vendidas, o Ford Fiesta vai deixar a linha de produção em junho de 2023.
A Ford anunciou num vídeo emocionante que vai terminar a produção do Ford Fiesta, 46 anos depois do seu lançamento oficial. Esta era uma notícia à qual apenas se aguardava a confirmação por parte da marca, sendo que o rumor já circulava tendo em conta que o Ford Fiesta já vai na sétima geração no mercado desde 2017 e este ano desapareceu a versão de três portas do modelo.
Ao longo próximo ano, prevê-se que chegue outro veículo sob a forma de um crossover elétrico, construído sobre a plataforma MEB, que o grupo Volkswagen utiliza para os seus modelos 100% elétricos, no âmbito de um acordo entre os dois fabricantes.
“Na Ford Europa estamos a acelerar os nossos esforços para ir com tudo para a eletrificação com os nossos veículos de passageiros a tornarem-se totalmente elétrico em 2030. Como estamos numa transição para um futuro elétrico, vamos descontinuar a produção do S-Max e do Galaxy em Valência, Espanha, e do Fiesta, que tem a sua produção em Colónia, na Alemanha, até junho de 2023”, lê-se num comunicado publicado pela Ford.
Para além do Ford Fiesta, também a Ford S-Max e o Galaxy vão chegar ao seu fim de produção, uma vez que a marca norte-americana está a concentrar-se na eletrificação dos seus veículos.
Lançamento oficial em 1976.
O projeto inicial do Ford Fiesta foi aprovado em 1972 por Henry Ford II, e o carro era o mais pequeno modelo do fabricante norte-americano, tendo sido desenhado por Tom Tjaarda. Um ano depois, foi dada a aprovação do projeto Fiesta, em colaboração com os centros de engenharia da Ford em Itália e em Inglaterra, e, em setembro de 1976, as primeiras unidades começaram a ser vendidas em França e na Alemanha.
Dotado de motores de 957, 1 117 e 1 597 cc, e potências entre os 40 e os 84 cavalos, o Fiesta começou por ser vendido com apenas três portas e caixa de quatro velocidades.
Em 1989, foi lançado o primeiro Ford Fiesta de cinco portas e no portefólio do modelo estavam disponíveis sete motores a gasolina, sendo que o mais potente debitava 130 cavalos, e um a gasóleo.
Na sua carreira desportiva, nomeadamente em ralis, o Ford Fiesta ganho várias provas, incluindo o Rali de Portugal, em 2017, ano em que permitiu à Ford ser campeã do Mundo de Rally.
O sucesso do Fiesta levou a marca a produzi-lo na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Argentina, Venezuela, Brasil, México, China, Índia, Taiwan, Tailândia e África.