Penny Mordaunt tornou-se esta sexta-feira a primeira candidata à sucessão de Liz Truss na liderança do Partido Conservador e no cargo de primeira-ministra britânica.
“Fui encorajada pelo apoio de colegas que querem um novo começo, um partido unido e liderança no interesse nacional”, escreveu na rede social Twitter.
Mordaunt, que ficara em terceiro lugar atrás de Liz Truss (antiga primeira-ministra) e Rishi Sunak na eleição interna anterior, disse querer “unir o país, cumprir as promessas [do Partido Conservador] e vencer” as próximas eleições legislativas.
“Sou candidata a chefe do Partido Conservador e a primeira-ministra, para unir o nosso país, cumprir todos os compromissos e vencer as próximas eleições legislativas”, escreveu a deputada, de 49 anos, ex-ministra da Defesa e do Comércio Internacional.
A primeira candidata a primeira-ministra do Reino Unido necessita agora de, pelo menos, do voto de 100 colegas entre os 357 deputados Conservadores, o que significa que, desta vez, participarão, no máximo, três candidatos nas eleições, prevendo-se que os resultados sejam conhecidos até sexta-feira, dia 28 de outubro.
Liz Truss, de 47 anos, demitiu-se na passada quinta-feira após seis semanas em funções marcadas por turbulência económica e caos político, sucedendo ao governo de Boris Johnson.