O portal noticioso polaco “Onet” avançou esta terça-feira, com base em fontes governamentais polacas e da Indústria Polaca do Gás e Petróleo, que a Rússia interrompeu o fornecimento de gás à Polónia. Até ao momento, ainda não se sabe se esta decisão faz parte do cumprimento do ultimato que Vladimir Putin lançou recentemente.
Recorde-se que no passado dia 30 de março, Vladimir Putin anunciara que o fornecimento de gás russo teria de ser pago, a partir de 1 de abril, em rublos e não em dólares ou euros. Se não o fizessem, o chefe de estado russo garantiu que tal seria considerado como quebra de contrato e o fornecimento seria suspenso, segundo o decreto assinado pelo presidente Rússia alertando a Europa, dependente em um terço do gás de Moscovo.
Segundo informou o Jornal Económico, “os compradores deverão depositar numa conta especial no banco da Gazprom, a energética estatal russa, o dinheiro em moeda estrangeira, que será utilizado para a compra de rublos. Estes serão reenviados aos compradores de gás de forma a que possam concluir os pagamentos”.
Assim, e de acordo com os analistas do XTB (X-Trade Brokers), “o índice polaco W20 caiu para mínimos de 8 de março e está a tentar quebrar abaixo da zona de suporte nos 1.900 pontos”, referindo ainda que também o zloty está a reagir em baixa, e o par USDPLN ultrapassou a marca dos 4,40.