A Mercadona continua a expandir o seu negócio em Portugal, continuando com a forte aposta na produção nacional. A empresa que atualmente conta com 30 lojas em todo o território nacional, comprou no ano de 2021 cerca de 500 milhões de euros a mais de 900 fornecedores comerciais e de serviços, um número que aumentará em 2022 com a abertura de mais 10 supermercados em Portugal, atingindo cinco novos distritos.
Desde o período pré-pandémico, ou seja, desde o ano de 2019 que a empresa passou de um investimento de 217 milhões de euros para os atuais 500 milhões de euros, representando um aumento de 130% em quase três anos.
Segundo a empresa, a produção vai “desde a pera rocha do Oeste, à laranja do Algarve, do queijo dos Açores ao borrego alentejano, a empresa procura os melhores fornecedores especialistas, de Norte a Sul até às ilhas, promovendo a exportação e permitindo um crescimento conjunto. Esta aposta tem-se revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social como também, e sobretudo, uma aposta na qualidade”.
Pedro Barraco, Diretor de Cadeia Agroalimentar da Mercadona em Portugal, refere que: “Esta aposta na produção nacional permite uma maior frescura dos nossos produtos e, consequentemente mais qualidade. Tem sido um caminho longo e um trabalho conjunto pois temos trabalhado com excelentes fornecedores que se têm adaptado e melhorado os seus processos de maneira a oferecer o produto com os critérios pedidos pelos ‘Chefes’ da Mercadona”.