A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira a gratuitidade do uso de transportes públicos na cidade para residentes jovens e idosos. O anuncio foi feito pelo presidente da autarquia, Carlos Moedas.
Findada a reunião do executivo que aprovou a proposta, Carlos Moedas dirigiu-se à imprensa que lá estava e disse esperar que a medida esteja em vigor, “para os maiores de 65 anos, a partir de junho ou julho e, para os estudantes até aos 23 anos, em setembro, no arranque do próximo ano letivo, depois da aprovação da Assembleia Municipal e da concretização de alguns “passos tecnológicos”.
O autarca considerou ainda que este é um “dia histórico” para Lisboa, destacando que só mais “duas ou três” cidades na Europa já avançaram com uma iniciativa destas, no âmbito da luta contra as alterações climáticas, uma vez que a gratuitidade dos transportes públicos fará com que mais pessoas façam usufruto dos mesmos, poluindo menos o ambiente.
“Também é um dia histórico naquilo que eu quis trazer para a política, que é a capacidade de fazer política com todos”, acrescentou Carlos Moedas, que governa a Câmara Municipal de Lisboa desde outubro do ano passado.