Numa conferência de líderes que aconteceu esta quarta-feira, dia 13 de abril, ficou acordado que, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai participar por videoconferência numa sessão na Assembleia da República no dia 21 de abril.
Segundo a porta-voz da conferência de líderes, Maria da Luz Rosinha, nesta sessão que irá decorrer no dia 21 de abril, apenas discursarão o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa marcarão presença na sessão solene, que começará por volta das 15 horas.
Segundo a porta-voz da conferência de líderes, nesse dia não serão abertas as galerias ao público nem haverá intervenções dos vários grupos parlamentares e deputados.
Já no passado dia 7 de abril Augusto Santos Silva tinha informado que o chefe de Estado da Ucrânia aceitava falar ao parlamento português, numa data que ainda estava por acertar.
Assim, “recebi esta manhã a senhora embaixadora da Ucrânia em Lisboa [Ihna Ohnivets] que me transmitiu a disponibilidade do presidente Volodymyr Zelensky para participar numa sessão da Assembleia da República. A data será agora acertada”, escreveu o presidente da Assembleia da República na rede social Twitter.