A Direção-Geral da Saúde de França anunciou que vários produtos de chocolate da marca Kinder foram retirados dos mercado franceses por suspeitas de terem motivados 21 casos de salmonela que já foram identificados no país, oito dos quais exigiram que os infetados fossem sujeitos a internamento. O anuncio foi feito nesta terça feira, dia 5 de abril.
A Direção-Geral da Saúde de França explicou em comunicado que os 15 doentes que foram interrogados até agora relataram ter ingerido nos dias anteriores à aparição dos sintomas de intoxicação alimentar aqueles produtos da marca Kinder.
Segundo o comunicado, “os produtos em causa são o Kinder Surprise em formato de 20 gramas, o Kinder Schoko-Bons com prazo de validade entre o final de abril e o final de agosto, o Kinder Happy Moment e o Kinder Mix com prazo de validade até final de agosto”, sendo que todos estes chocolates foram feitos na mesma fábrica da Ferrero, na Bélgica.
Assim, e segundo consta a autoridade de saúde francesa, estes casos de salmonela localizados em França e potencialmente ligados ao consumo deste chocolate, foram “reportados em crianças com uma idade média de quatro anos, tendo a mesma estirpe responsável por surtos no Reino Unido e na Irlanda, também associados a determinados produtos Kinder”.