O piloto português de KTM, Miguel Oliveira, venceu no passado domingo, dia 20 de março, o Grande Prémio da Indonésia, numa corrida que ficou marcada pelas condições atmosféricas, o que levou à redução da prova em sete voltas à pista.
Miguel Oliveira começou a corrida (que apenas teve 20 voltas) no sétimo posto mas, mesmo assim, após um arranque que o próprio considerou decisivo, somou o seu quarto triunfo com o cronómetro a contar 33.27,223 minutos, conseguindo ficar à frente dos franceses Fábio Quartararo (Yamaha), atual campeão do mundo, e Johann Zarco, que terminaram a prova em segundo e terceiro classificados, a 2,205 e 3,158 segundos, respetivamente.
“Sem essa boa partida, a corrida tinha sido diferente para mim, porque, atrás dos outros pilotos, não se via nada por causa da chuva ou por causa dos salpicos da água que estava na pista”, afirmou o piloto natural de Almada. O motociclista da KTM admitiu ainda que “Se houvesse mais sete voltas, não sei o que tinha acontecido. O Fábio [Quartararo] vinha muito forte, na perseguição, mas, por sorte, consegui voltar ao pódio e com uma vitória”.
Assim, com esta vitória Miguel Oliveira conquistou os primeiros 25 pontos de 2022 e ascendeu assim ao quarto lugar da classificação de pilotos, estando a cinco do italiano Enea Bastianini que, no GP da Indonésia, ficou apenas no 11º lugar da competição. Brad Binder, natural de África do Sul e companheiro de Oliveira na KTM, está no segundo posto, com 28 pontos e Fábio Quartararo segue no terceiro lugar, com 27.
“Só houve duas corridas, mas, evidentemente, queremos continuar com esta força nas próximas. Não queremos só boas classificações em duas ou três corridas. Queremos estar na frente constantemente e, para isso, temos de trabalhar muito, como é norma nesta categoria, na qual há tanta competitividade, como se viu na Q2. Estamos focados em ser rápidos e conseguir bons resultados nas corridas”, concluiu Oliveira.
A próxima etapa do Mundial de MotoGP está marcada para o 3 de abril, com o Grande Prémio da Argentina, na localidade de Termas de Rio Hondo.