No passado dia 16 de março, a easyJet voltou a colocar em marcha uma iniciativa com o objetivo de fomentar o conhecimento de algumas crianças, desta vez em Vieira do Minho, levando-as a embarcar numa viagem pelo mundo da aviação. A ação teve lugar na Escola Básica de Rossas e na Escola Básica de Guilhofrei, em Vieira do Minho e foi direcionada para alunos do ensino pré-preparatório e 1ºciclo.
Com uma carreira com mais de 15 anos de experiência, o piloto Carlos da Costa deu a conhecer como tem sido o seu percurso e revelou ainda, alguns aspetos dos bastidores da sua profissão. As sessões foram realizadas em contexto de sala de aula, cumprindo todas as regras de segurança e permitiu que as crianças fizessem perguntas de forma espontânea e descontraída mediante os tópicos que mais as intrigavam.
As dúvidas foram bastantes, nomeadamente ‘como é que se liga o avião?’, ‘porque é que os cockpits têm tantos botões?’ e ‘é difícil tirar a carta de avião?’.
Ao comandar esta ação, Carlos da Costa incentivou ainda as crianças a realizar uma atividade prática, a construção de aviões de papel.
“É com enorme satisfação que voltamos a dinamizar as nossas visitas às escolas, desta vez em Vieira do Minho. Com este tipo de ações damos às crianças a oportunidade de aprender e ver esclarecidas todas as suas dúvidas sobre a aviação, demonstrando ainda que ser piloto é uma profissão para todos. A easyJet congratula-se cada vez mais pela sua presença ativa perante a comunidade e assume o compromisso de que continuará a empenhar-se no âmbito de promover mais iniciativas como esta.”, afirmou José Lopes, Diretor Geral da easyJet para Portugal.
Lisete Costa, Técnica da Equipa Multidisciplinar Educativa (EME) do Município de Vieira do Minho, revelou que a iniciativa foi enquadrada na atividade “Quando for grande quero ser…”, associada à temática das profissões.