No presente ano foram nove os aeroportos da rede VINCI Airports a serem distinguidos entre os melhores do mundo, em termos de qualidade de serviço, no ranking Airport Council International (ACI), que destaca como a referência mundial em termos de qualidade de serviço aeroportuário. Entre eles constam os aeroportos portugueses do Porto e Ponta Delgada que foram nomeados enquanto melhores aeroportos da sua região (prémio “ASQ Best airport by size and region”).
Para além disso, a ACI atribui o reconhecimento “Voice of Customer” tendo em conta a votação dos passageiros, na qual incluíram os aeroportos portugueses de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada. Internacionalmente, também nesta vertente constavam na nomeação os aeroportos de Santiago do Chile, Guanacaste na Costa Rica, Belgrado Nikola Tesla na Sérvia e Atlanta International nos EUA.
O aeroporto do Porto foi também valorizado pela qualidade das medidas sanitárias implementadas como parte da campanha global da VINCI Airports “Protecting each other“.
Em comunicado, a empresa gestora de aeroportos considera que “Este reconhecimento demonstra bem a estratégia de qualidade de serviço introduzida pela VINCI Airports, que se baseia em três pilares comuns a todos os seus aeroportos:
- “Digitalização, incluindo biometria, robotização e “chatbots”. Objectivo: compreender melhor as expectativas dos passageiros, informá-los melhor, agilizar a sua viagem e prestar-lhes melhor assistência”.
- “O “sense of place“, que consiste em fazer com que os aeroportos apresentem a sua região através de uma identidade, uma oferta comercial e uma decoração que valorize as especificidades locais”.
- “Confiança: este ano, a VINCI Aeroportos continuou a sua campanha de segurança sanitária, certificada pelo Bureau Veritas e pela ACI, em toda a sua rede”.
Nicolas Notebaert, CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, afirmou: “a experiência que os passageiros adquirem no aeroporto tornou-se um passo importante na sua viagem, e ainda mais neste período de recuperação. Na VINCI Airports, o nosso programa de qualidade de serviço envolve todos os nossos aeroportos em todo o mundo. A diversidade da nossa rede e a partilha de conhecimentos permite-nos aumentar a eficiência das nossas operações e tornar a experiência de viagem cada vez mais suave, mais agradável e mais segura”.