O canal de televisão russo TV Rain foi um dos meios de comunicação social que o regime de Vladimir Putin restringiu, no âmbito da cobertura da invasão à Ucrânia. Esta quinta-feira, 3 de março, a equipa da estação demitiu-se numa emissão ao vivo com as palavras “não à guerra”.
A equipa da TV Rain deixou no ar, de forma ininterrupta, o som do icónico bailado “O Lago dos Cines”, o que é um ato simbólico. Foi o bailado que todos os canais de televisão russos transmitiram quando a União Soviética estava a colapsar.
Nos últimos dias, o regime russo tem implementado regras muito restritas e tem controlado mais os departamentos mediáticos do país. Além dos órgãos de comunicação social que foram suspensos por serem mais independentes do estado, o parlamento aprovou através de votação unânime que os jornalistas que dessem relatos falsos acerca dos militares russos poderiam ter uma pena de prisão de 15 anos.
As palavras “invasão” e “guerra” estão proibidas na imprensa controlada pelo estado, além de a grande maioria das imagens transmitida ser da região ucraniana do Donbass, e não da generalidade do território.