Dificilmente haveria melhor país para se apresentar o maior bacalhau do mundo, já que Portugal consome quase 20% de todo o bacalhau o pescado. Este peixe pesa 10,3 quilos, tem mais de 1,33 metros de altura e 70 centímetros de largura e entrou para o livro de recordes do Guinness.
O bacalhau foi capturado no início de 2021 na costa de Lofoten, na Noruega, e passou pelo processo de cura tradicional. O peixe é da Jangaard, uma das maiores produtoras norueguesas. A cerimónia de apresentação decorreu em Lisboa, esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, e contou com a presença de Richard Stenning, um dos responsáveis pelo livro do Guinness.
“O maior bacalhau do mundo viajou da Noruega para receber este título em Portugal, pois, como sabemos, não há quem conheça melhor este peixe do que os portugueses”, disse no evento Gunnar Haagensen, da Jangaard.
O bacalhau vai servir para uma refeição de Bacalhau à Brás e vai ser doado à Comunidade Vida e Paz, uma organização dedicada às necessidades de pessoas em condição de sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade.