O filme promocional do Turismo do Porto de Norte para o segmento de Meeting & Industry venceu cinco prémios no “Vegas Movie Awards”, reforçando assim o sucesso deste material de promoção que tem como estrela principal a extravagante Ofélia de Souza.
Best Costume Design – Award of Prestige, Best 1st Time Director – Award of Excellence, Best 1st Time Screenwriter – Award of Excellence, Best 1st Time Producer – Award of Excellence, Best Advertising Film – Award of Excellence foram as categorias em que o filme «The Majestic Adventures of Ofelia de Souza» venceu. O presidente do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, sublinha a importância desta distinção, “ainda para mais num festival que se realiza num importante mercado turístico para o destino”.
“É mais um incentivo a todos os parceiros do Porto e Norte de Portugal e também às equipas do Turismo do Porto e Norte, uma grande prova de que estamos no caminho certo”, refere Luís Pedro Martins, destacando o papel dos parceiros no terreno. “Têm sido incansáveis na recuperação da região, algo que contribuiu também para que o Porto e Norte voltasse a fechar os primeiros dez meses de 2021 em primeiro lugar no ranking nacional em número de hóspedes”.
O presidente da TPNP recorda que “temos feito uma aposta muito forte de promoção da região no mercado externo e, em particular, nos mercados de proximidade que representavam a maior quota da procura turística em período pré-pandemia.” Um trabalho que visa posicionar o destino entre as primeiras escolhas dos turistas internacionais no regresso da ‘normalidade’ ao setor das viagens e turismo”.
Em cerca de três minutos, «The Majestic Adventures of Ofelia de Souza» dá-nos a conhecer a carismática Ofelia de Souza, uma experiente organizadora de eventos e epicurista de 72 anos, num distinto papel de embaixadora do Turismo do Porto e Norte.
Acompanhada de Ofeliette e Ofelier, os seus assistentes pessoais, Ofelia desfia um conjunto de dicas e segredos sobre como escolher e aproveitar o melhor destino para turismo de negócios do mundo. Todos os cenários do filme apresentam-se como representações do design, cultura, ciência, indústria e moda da região, num piscar de olho à vertente de lazer que, cada vez mais, assume um importante papel do segmento de Meeting & Industry.
Além da distinção em Las Vegas, esta ação promocional tinha já sido agraciada no Gothamite monthly film awards 2021 (Best Commercial of the Month e Best First-time director of the month), no Kiez Berlin Film Festival 2021 (Best First Time Director) e no Manhheim Arts and Film Festival 2021 (Best Travel Film).
Este prémio vem juntar-se a vários outros que os filmes promocionais da região têm conquistado internacionalmente, como é o caso do “Feel The Call”, para promoção da região nos mercados externos. O The International Festival of Tourist and Ecology Film, Silver Lake Tourfilm Festival (Silafest), em Veliko Gradiste, na Sérvia, foi um dos festivais onde o filme foi premiado. A campanha de suporte a este filme foi lançada no mundo digital nos primeiros segundos de 2021 e em oito meses foi premiada com o Silver Award in Tourism Destinations – Region, galardão atribuído no International Tourism Film Festival Africa, na África do Sul; com o 2nd Prize in Tourism Destinations – Region, no The Golden City Gate Berlim, na Alemanha; e na FITUR, em Madrid.
Também a série de nove filmes promocionais «Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide» tem sido amplamente distinguida, tendo, por exemplo, conquistado oito distinções no festival internacional de cinema de Turismo ART&TUR de Aveiro, entre os quais o Grand Prix.
“Todos estes prémios comprovam a enorme qualidade dos nossos materiais de promoção e contribuem para reforçar a motivação das nossas equipas, garantindo que estamos no bom caminho”, conclui Luís Pedro Martins.