A MEDWAY assinou, com as empresas Stadler e Tatravagonka, o contrato para a aquisição de 16 locomotivas eléctricas interoperáveis e 113 novos vagões, num investimento de 93 milhões de euros. A empresa acredita que este é um “contributo significativo para o sector ferroviário nacional e ibérico, inserindo-se na ambição europeia de promover este meio de transporte”.
“Este investimento traduz o compromisso da MEDWAY no esforço de melhorar a sua actividade e eficiência, de modo a corresponder aos desafios que hoje se colocam para fazer face ao programa de expansão em que estamos envolvidos, às exigências da descarbonização e da economia sustentável e, sobretudo, para corresponder às necessidades dos clientes e das suas cadeias logísticas.”, declarou Bruno Silva, Director Geral da MEDWAY, em substituição de Carlos Silva, presidente que se encontra em isolamento.
As novas locomotivas “deverão ser entregues entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, serão elétricas bi-tensão, de última geração a nível de eficiência e com a maior capacidade de tracção existente no mercado. Serão locomotivas interoperáveis, capazes de circular em toda a rede ferroviária electrificada portuguesa e espanhola e preparadas para poderem circular em bitola UIC no futuro”.
Para a construção dos novos vagões para a MEDWAY, a Tatravagonka vai introduzir novas instalações de produção na parte ocidental da Eslováquia, contando com novos pavilhões, uma equipa reforçada e tecnologia de ponta.