Vai nascer uma nova ciclovia que ligará a Estação da Trindade, no centro do Porto, a São Mamede de Infesta e ao centro de Matosinhos.
“A ciclovia intermunicipal que será construída, com 8 km, ligará a Trindade, no Porto, ao centro de S. Mamede de Infesta e ao centro de Matosinhos. A autarquia de Matosinhos fará a ligação da ciclovia do centro de S. Mamede Infesta à ciclovia do Leça (corredor verde do Leça), que terá ligação à União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, junto ao Porto de Leixões”, explica a Câmara Municipal de Matosinhos no seu website.
Esta nova ciclovia custará cerca de um milhão e 720 mil euros e contará com o apoio do Fundo Ambiental, que pagará cerca de 750 mil euros. O restante será suportado pelas câmaras municipais de Matosinhos (54%) e Porto (46%).
A ciclovia intermunicipal será construída no âmbito do programa Portugal Ciclável 2030 (2º Aviso), tendo o contrato com o Fundo Ambiental já sido assinado pelas entidades.
Com este projeto, o Governo pretende promover o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, sobretudo em deslocações pendulares e em complementaridade à oferta de transportes públicos, privilegiando as ligações que permitam atingir o maior número de cidadãos.
O investimento total, a fundo perdido, para esta fase é de 3,5 milhões de euros e corresponde à criação de 42km de ciclovias.