Com o aproximar da Black Friday, Cyber Monday e, logo a seguir, o período relacionado com as compras de Natal, os smartphones, smartwatches, tablets ou portáteis, são alguns dos produtos que mais se destacam. Caso não tenha atenção a alguns aspetos poderá ‘abrir a porta’ a um hacker, permitindo que este o ataque.
Assim, partilhamos quatro dicas para aumentar a segurança na utilização destes dispositivos, aprovadas pela S21sec, a maior empresa de serviços de cibersegurança da Península Ibérica,
Características de segurança
Antes de adquirir qualquer equipamento, procure entender quais os tipos de características e funções de segurança que este possui, as vantagens, desvantagens e riscos associados às suas necessidades específicas e à utilização do equipamento.
Altere as passwords
Após comprar um equipamento novo, deverá trocar imediatamente des passwords pré-existentes no mesmo. A maioria dos dispositivos eletrónicos vem com uma palavra-chave padrão. Deve definir passwords fortes e exclusivas para cada dispositivo que possui.
Atualização frequente de equipamentos
Mantenha os seus equipamentos sempre atualizados, procure atualizar os seus equipamentos com frequência, tanto o Sistema Operativo como todas as aplicações existentes no equipamento. Os atacantes estão constantemente a procurar vulnerabilidades em softwares. Caso o equipamento necessite conhecimento técnico, procure ajuda de um especialista.
Use a autenticação de dois fatores
A utilização de credenciação com a palavra-passe e um código de segurança que lhe é enviado para outro dispositivo que possui, tornará mais difícil a entrada dos atacantes nos seus dispositivos.
“No meio de toda a vontade natural em explorar um novo smartphone ou associar um outro dispositivo a outros que já temos, há que ter em conta que temos de ter alguns cuidados iniciais para reforçar o nível de proteção. Os hackers estão sempre atentos a novas formas de roubar dados ou causar algum outro tipo de dano e, por isso, é importante mantermo-nos seguros, protegendo os dispositivos que usamos diariamente com passos tão simples como aqueles que aqui partilhamos”, explica Hugo Nunes, Team Leader de Threat Intelligence na S21sec em Portugal.