A tradicional Feira Nacional de Artesanato está de volta a Vila do Conde para a sua 45ª edição, celebrando as geminações históricas, promovendo o talento jovem e reforçando o património cultural e a herança artesanal de Portugal. O evento irá decorrer de 22 de julho a 6 de agosto de 2023, nos Jardins da Av. Júlio Graça.
A partir do próximo sábado, o património artesanal português será celebrado na 45ª edição da Feira Nacional de Artesanato em Vila do Conde. Este ano, a feira presta homenagem aos 50 anos de geminação com a cidade espanhola de El Ferrol, uma ligação forjada pelo mar e pelo artesanato, particularmente pelas rendas.
Uma das novidades deste ano será o Concurso Jovem Artesão 2023, promovido pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e patrocinado pelo Crédito Agrícola. Este concurso visa destacar o trabalho de um artesão jovem numa das áreas do artesanato tradicional. O júri selecionará o vencedor até ao dia 30 de julho.
Com cerca de 200 artesãos participantes de todo o país, esta edição da feira acolherá pela primeira vez artesãos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), e Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).
O evento culminará no dia 30 de julho com o Dia da Rendilheira, um dos momentos mais emblemáticos da feira. Nesse dia, várias dezenas de rendilheiras demonstrarão ao vivo o processo de criação das famosas Rendas de Bilros de Vila do Conde.
Não menos importante, as Jornadas Gastronómicas oferecerão aos visitantes a oportunidade de explorar os sabores de Portugal sem sair do recinto.
A entrada para a 45ª Feira Nacional de Artesanato é gratuita e estará aberta ao público nos Jardins da Av. Júlio Graça, das 17h00 às 24h00 de segunda a quinta-feira, e das 15h00 às 24h00 de sexta-feira a domingo.