Com o objectivo de aliar a economia circular à produção de energias renováveis, a Iberdrola iniciou um projecto inédito em Portugal, o “pasto solar”. Este projecto, que beneficia tanto a agro-pecuária local como a sustentabilidade, envolve a utilização de cerca de 300 ovelhas para pastoreio nos parques fotovoltaicos da empresa.
O projecto traz benefícios múltiplos. Por um lado, os agricultores ganham novos espaços para a sua actividade, por outro lado, as ovelhas, para além do acesso a alimento, encontram proteção do sol, da chuva e do vento nos painéis solares. Adicionalmente, o “pasto solar” contribui para a manutenção ecológica do terreno e a prevenção de incêndios.
Já foram introduzidas 200 ovelhas no parque fotovoltaico de Algeruz II, localizado no distrito de Setúbal, sendo a primeira infraestrutura solar da Iberdrola em Portugal, com uma capacidade instalada de 27 MW. O parque fotovoltaico de Conde, em Palmela, concluído no ano passado, acolhe actualmente 70 ovelhas. Paralelamente, está em curso o processo de introdução de mais 200 ovelhas nos parques de Alcochete I e II.
A estratégia adoptada pela Iberdrola busca não só exponenciar a regeneração dos solos e apoiar a economia local, mas também, e de forma muito significativa, adoptar uma abordagem integrada ao desenvolvimento de energias renováveis no país.
“Na Iberdrola trabalhamos para que as estruturas de geração de energia renovável convivam positivamente com a população, gerando emprego local e apoiando diferentes iniciativas alinhadas ao setor primário”, afirma Alejandra Reyna, Country Manager da Iberdrola Renováveis em Portugal.
Esta prática de pastoreio demonstra um conjunto de externalidades positivas, impulsionando a criação de empregos locais e fomentando a pecuária, além de contribuir para um enriquecimento do solo com nutrientes e novas sementes, aumentando assim a biodiversidade de uma forma natural.
Os custos de manutenção nas áreas envolvidas são reduzidos e o controle da altura da vegetação contribui para a prevenção de incêndios, gerando um novo ecossistema onde todos ganham: os pastores, a Iberdrola e as próprias ovelhas.